Como classificar um comérico de bicicletas:
Em tempos de Online, temos diversas conversas com fornecedores de serviços digitais que nos pedem de para conceituar nosso negócio, para conseguir nos atender melhor. A pergunta é recorrente, qual dos 4 títulos nos descreve melhor? Bicicletaria, Bikeshop, Loja de Bicicletas ou Bikecafé (sim essa última existe junto e separado). Portanto a resposta poderia ser simples, sim os 4 são adequados.
Nós gostamos da língua portuguesa e de brasileirísses, se há palavras em português que são suficientes e eficientes tentamos usá-las. Porém nas últimas décadas, os conceitos que algumas expressões em línguas estrangeiras trazem são mais do que a tradução direta.
Um bom exemplo é Bikeshop, essa expressão que numa tradução direta seria apenas Loja de Bicicletas, no Brasil representa um status diferenciado, é como uma categoria de lojas que não vende bicicletas super econômicas, e busca atender a quem busca mais qualidade e tem mais disposição para investir em bicicletas de boa qualidade.
O emprego do nome Bikeshop na rede de lojas especializada da Caloi no idos dos anos 1990, teve desde o início a intenção de estabelecer um “canal de vendas” diferenciado. A Caloi à época vendia modelos mais simples em magazines e levava seus modelos mais caros e de melhor qualidade para o BIKESHOP.
Bicicletaria é o nome mais negligenciado pelas lojas, pois é visto como algo de menos status e voltado ao público de menor poder aquisitivo, e no mercado brasileiro de bicicletas é comum o uso da expressão “bicicletaria de bairro”, mas isso tem uma conotação de um tipo de comércio ou serviço mais simples.
Não pretendo aqui trazer um tratado de marketing sobre como chamar um comércio como a Velodrome. Mas recentemente descobri que entre as palavras chave mais buscadas no Google que se relacionam ao nosso tipo de negócio, BICICLETARIA é disparada a mais procurada!
Ou seja, a palavra de posicionamento mais econômico entre os especialistas da indústria da Biciclieta, é também o mais popular! Muito provavelmente porque a maioria das buscas é por reparo e manutenção em bicicletas e para isso o termo Bicicletaria é o mais usado por quem faz buscas pela rede mundial de computadores.
No fim, nós resolvemos usar uma assinatura um pouco diferente: Bici & Vida
Bici & Vida fala mais sobre nós do que qualquer das quatro categorias que dão título a esse texto, mas não gera nenhum resultado no SEO (Search Engine Optimization), ou seja ninguém busca por essa expressão no Google, então usamos essa assinatura no nosso logotipo e criamos a hashtag #bicievida que se tornou muito popular no Instagram.
Mas me digam o que achariam dos seguintes nomes para as classificações que citamos:
Bicicletaria Velodrome
Velodrome Bikeshop
Velodrome Loja de Bicicletas
Velodrome Bike Café
Se você conhece a nossa loja, você acha que um dos nomes acima pode ser mais adequado para nosso espaço? Ou acha que há outra forma de nos chamar que seria mais acertiva?
A bem da verdade, somos:
Bikeshop
Bike Café
Loja de Bicicletas
& Bicicletaria

Velodrome Bikeshop
Obrigado! Esse é o nome mais comercial, e o mais usado para diferenciar de uma bicicletaria…